21.4 C
Corupá
quinta-feira, março 28, 2024

Campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima semana

GeralCampanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima semana

Começa na próxima segunda-feira (23) e segue até 1º de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o País. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 12 de maio, um sábado.

n

Em Corupá, o público-alvo da campanha chega a 4.570 pessoas e que compreende: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde e professores, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

n

n

A vacina contra influenza será aplicada nos quatro postos de saúde de Corupá de segunda a sexta-feira das 8h às 11h15 e das 12h30 às 16h, portanto o público-alvo da campanha deve procurar o posto mais próximo de sua residência.  O dia D (12 de maio) será realizado somente no posto de saúde do Centro (EFS3) das 8h às 17h. Qualquer dúvida sobre a Campanha pode ser sanada diretamente nos postos de saúde do município (confira a lista com os telefones abaixo)

n

n

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde de Corupá Dayana Mahs de Freitas, as crianças menores de cinco anos de idade serão vacinadas apenas na Unidade Básica de Saúde – Sala de Vacina – localizada no posto do Centro (ESF 3), pois a dosagem da vacina e a técnica de aplicação é diferenciada.

n

Os pacientes acamados e deficientes físicos que não conseguem ir até o posto de saúde de origem para aplicação da vacina, bem como seus cuidadores, serão vacinados em casa pelo coordenador de Estratégia de Saúde da Família.

n

Data

n

A ideia do Ministério da Saúde era iniciar a campanha era o dia 16 de abril. Mas algumas dificuldades de fabricação e logística dificultaram a distribuição da vacina. Apesar do atraso, o Ministério aposta que a troca de datas não trará problemas, uma vez que a campanha se iniciará ainda no outono, antes de o inverno começar, quando o número de atingidos aumenta.

n

A gripe é uma doença séria, que mata em torno de 650 mil pessoas todos os anos no mundo, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar sintomas como febre alta, nariz entupido, cansaço e dores no corpo, também pode causar complicações como pneumonia e infarto.

n

A vacina da gripe tem algum efeito colateral?

n

A vacina da gripe não dá gripe. É produzida por vírus mortos. Portanto, a vacina é bastante segura. O efeito colateral mais observado é um pouco de dor no local na administração. Pode também ocorrer febre e sensação de mal-estar. Os sintomas da gripe de verdade, porém, são realmente muito mais intensos.

n

n

Postos onde será oferecida a vacina da gripe em Corupá:

n

Atendimento para vacinação do dia 23/4 a 1/6 das  8h às 11h15 e das 12h30 às 16h

n

Posto de Saúde ESF 1 – Bairro Seminário, contato 3375-3127

n

Posto de Saúde ESF 2 (Lions) – Bairro Centro (atende bairro João Tozini também) contato 3375-2612

n

Posto de Saúde ESF 3 – Bairro Centro, contato 3375-2161

n

Posto de Saúde ESF 4 – Bairro Isabel, contato 3375-0489

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares